segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Os benefícios da atividade física na adolescência

A prática de atividade física é fundamental em qualquer idade, e na adolescência ela é mais importe pois é nesse período que acontece varias mudanças com o corpo e também há mudanças emocionais, e até no comportamento do adolescente. A prática de esportes é fundamental para saúde e bem-estar do ser humano. Ela ensina valores importantes, como a autoconfiança, inclusão social, trabalho em equipe, respeito pelas outras pessoas. Na fase de infância e adolescência  é mais importante ainda, pois ganham uma grande influência no desenvolvimento de meninos e meninas. O esporte nesse período deve ser antes de tudo , um prazer, uma brincadeira, o momento de encontrar amigos, e junto com isso, aprender talvez uma modalidade esportiva. 
Os benefícios vem chamando a atenção, mas a maior parte das vezes  os adolescentes não pensam no bem estar que estão proporcionando, mas pensam em deixar seu corpo sarado,musculoso, estão preocupados com a aparência  e nem perceberem estão fazendo um grande bem a sua própria saúde. 
Jovens que praticam atividades físicas são mais produtivos e não ficam depressivos. A atividade física também aumenta a autoestima e faz com que eles conheçam seu próprio corpo, diminui o excesso de peso, consequentemente diminuindo a obesidade e fazendo com que ela não incomode, pois atualmente vem sendo um fator que preocupa as crianças e jovens que fazem parte desse mundo inovador. Além disso, tem as vantagens físicas como a prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade ou outras doenças crônicas que aparecem na idade adulta. Apesar do esporte trazer vários benefícios para crianças e adolescente, ele tem que ser orientado para que seja feita de uma forma correta e saudável.




Referência: http://www.unama.br/agenciaunama/index.php?option=com_content&view=article&id=317:-os-beneficios-do-esporte-para-a-crianca-e-o-adolescente&catid=44:cidadania&Itemid=278



Postado por Hallan Massutti acadêmico do primeiro ano Bacharelado de Educação Física - Upeg e estagiário do Projeto Escola da Bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário