terça-feira, 4 de junho de 2013

Mundo da ginástica: Dúvidas sobre a prática do esporte

    CRESCIMENTO E MATURAÇÃO
    Não há dúvida de que  atividades físicas e esportivas de iniciação são de extrema importância na vida de qualquer ser humano. Existem, entretanto, discussões e debates sobre a influência dessas atividades no crescimento e na maturação de um indivíduo.
   A ginástica olímpica (artística) de alto nível, isto é, ginastas que participam de competições internacionais, é freqüentemente lembrada, pois está diretamente relacionada a uma modalidade onde as crianças tem por característica a baixa estatura.
    As alterações típicas de crescimento e maturação são inúmeras e estão relacionadas a alguns fatores, como:   Fatores Genéticos; Fatores Hormonais; Fatores Nutricionais; Fatores Ambientais.
     Ginastas de alto nível, que treinam cerca de 7 horas por dia, de 6 a 7 dias por semana, em geral, apresentam uma maturação tardia (por exemplo data da menarca mais tarde do que o previsto), o que definitivamente não significa que o treinamento afeta o crescimento e sim que além do fator genético a seleção natural da modalidade privilegia aqueles que possuem uma baixa estatura.
   Com isso fica claro que os estudos desenvolvidos não comprovam que a ginástica olímpica impede o crescimento da crianças, assim como o basquete faz “espichar”. O fator preponderante nestes casos é a seleção natural.
                                                                                                                                         FONTE: Georgette Vidor





Nenhum comentário:

Postar um comentário